O Mercado Municipal de Governador Valadares, no leste mineiro, é o maior centro comercial popular da região, portanto, é um dos locais de maior movimento e tradição da cidade. O mercado foi inaugurado na década de 40 e em março de 2007 foi completamente reestruturado. A reforma demandou cerca de dois anos, foi patrocinada pelo Governo do Estado de Minas Gerais e resultou numa estrutura metálica erguida sobre a área de 9.500 metros quadrados, com mesanino, instalações elétricas adequadas e separadas para cada loja.

O Mercado Municipal é gerido por uma associação de cerca de 180 logistas. A infraestrtura conta com dezenas de funcionários, envolvidos na segurança, serviços gerais e administrativo, sem falar nos funcionários envolvidos em cada um dos estabelecimentos comerciais.

Vários produtos e serviços são comercializados no Mercado Municipal, produtos de origem rural,  queijo, frango, avos, ervas, café, fumo, temperos, cereais, carnes diversas, embutidos, pães, bolos, salgados, artigos de vestuários, acessórios, jóias, relógios, celulares, lotéricas, bares, restaurantes, etc. Muitos produtos só são encontrados exclusivamente no Mercado Municipal.

Há ainda serviços importantes coma a Associação Minha Casa Minha Vida, planos de saúde, serviços advocatícios, dentre outros.

Naturalmente, o Mercado Municipal fortalace o comércio em seu entorno, onde outros empresários investiram em razão do movimento.